Relato da experiência na disciplina "Informática em Educação" (UNIRIO)

    Já conhecia e usava boa parte das tecnologias citadas ao longo da primeira etapa da disciplina em questão. Porém, elas eram empregadas por mim, como aluno. Agora, vislumbro como utilizá-las no papel de docente, na construção colaborativa do conhecimento, assim como no acompanhamento e na avaliação dos alunos. 

    Aprendi, efetivamente, que o computador pode ser usado como máquina de ensina, tano quanto como ferramenta para auxiliar o estudante na construção do próprio conhecimento.

    Pesquisei (ou aprendi com outros alunos desta disciplina) sobre aplicativos que podem me auxiliar nas atividades pedagógicas, tais como "GraphoGame",        

  "Enigma das Frações" e "PhET" (simulador em ambiente interativo, estilo jogo, para Matemática e Ciências), enquadrados como REA (Recursos Educacionais Abertos) e que tornam o aprendizado muito mais interessante. 
    Tive acesso a sites, blogs e grupos de Youtube usados para o ensino das disciplinas da educação básica, tais como:
- Redação: Redação Descomplicada (Youtube);
- Química: Plantão Química (Youtube);
- Geografia: Geografia para todos (site); e
- Biologia: Biologia Total (Youtube).
     Aprendi sobre problemas de segurança que podem ocorrer quando não sabemos, minimamente, usar as redes sociais e tecnologias de videoconferência.
     Estudei sobre fóruns de discussão virtual e aprendi que o conhecimento produzido nestes deve ser validado e sistematizado.
     Em breve, pretendo usar blog e Facebook para estreitar os laços com os alunos. E, em cerca de 2 (dois) meses, desejo empregar um ambiente de aprendizagem virtual (AVA) com eles. A princípio, será o Moddle, para o qual já existem cursos EAD (IFRJ e Colégio Pedro II) ou tutoriais disponíveis na internet. E, caso eu veja necessidade de uma outra ferramenta para ensinar Matemática, poderei complementar com a plataforma Desmos.
  
    

      

Comentários